quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Algumas proposições com pássaros e árvores que o poeta remata com uma referência ao coração






Os pássaros nascem na ponta das árvores
As árvores que eu vejo em vez de fruto dão pássaros
Os pássaros são o fruto mais vivo das árvores
Os pássaros começam onde as árvores acabam
Os pássaros fazem cantar as árvores
Ao chegar aos pássaros as árvores engrossam movimentam-se
deixam o reino vegetal para passar a pertencer ao reino animal
Como pássaros poisam as folhas na terra quando o outono desce
veladamente sobre os campos
Gostaria de dizer que os pássaros emanam das árvores
mas deixo essa forma de dizer ao romancista
é complicada e não se dá bem na poesia não foi ainda
isolada da filosofia
Eu amo as árvores principalmente as que dão pássaros
Quem é que lá os pendura nos ramos?
De quem é a mão a inúmera mão?
Eu passo e muda-se-me o coração




Ruy Belo



6 comentários:

V. disse...

Lembrei-me do Eugénio e do Porto, claro... :)

O Porto é só a pequena praça onde há tantos anos aprendo metodicamente a ser árvore, aproximando-me assim cada vez mais da restolhada matinal dos pardais, esses velhacos que, por muito que se afastem, regressam sempre à minha vida...

E pronto, é isto. Dava-me jeito que se me mudasse assim o coração num repente. :p

Beijinho*

ana salomé disse...

klimt e belo :)

Ana disse...

Brilhante remate o deste poema, resume tanto daquilo que pode ser o espirito de alguém...


;)

Unknown disse...

:) é o poeta que eu ando a ler agora. comprei os três "todos os poemas" a semana passada e tenho andado com ele sempre comigo.

abraços

Unknown disse...

:) é o poeta que eu ando a ler agora. comprei os três "todos os poemas" a semana passada e tenho andado com ele sempre comigo.

abraços

Ana disse...

[suspiro... profundo...] Ruy Belo é assim: uma torrente de emoções depois de lido e saboreado... uma necessidade profunda de se querer ler alto para que todos possam ouvir. Porque todos têm direito de ouvir estas palavras, de todos os dias, que parecem tomar outro corpo e outra importância quando juntas por este poeta.
*