sábado, 15 de setembro de 2007

O limiar e as janelas fechadas






O que é certo é que gostei de ti.

O resto não: se exististe,
e se assim foi, qual a cor dos olhos, ora verdes
ora cinzentos, deles levantou-se uma vez
um bando de andorinhas. Quais. As rápidas,
as que não andam, as que se amam no ar.
Como foi. Ficaste doente
ou coisa assim, levaram-te, muito se passou,
acho que ia ter outro filho e esqueci-me de ti
até ouvir-te, esta noite, a horas impossíveis,
vem comigo, é tempo. Larga tudo e sai,
espero por ti ao pé da cancela.
Mas cheguei lá e o trinco
estava solto, batia ao vento
contra o poste, fechei-o, voltei para trás,
a pensar em ti, que estiveste lá,
sabe-o Deus, que abriste a cancela,
que gostei de ti e também
que a porta não encaixava bem.






Eva Gerlach

8 comentários:

V. disse...

Lindo.

Bluesy disse...

Parece(me) que o gostar chega sempre a horas impossíveis, ainda que seja o tempo dele. Comigo tem andado de relógio desacertado..
Adorei o poema...
bjinho

ana salomé disse...

um poema perfeito, com os dedinhos todos :)

(muito bom mesmo)

V. disse...

Ora, essas coisas não se explicam... :) Foi-me directo ao coração. Fez-me lembrar coisas bonitas quando o amor é só amor e mais nada. Sem nomes. E é só... Sou muito prática. Posso não gostar de grandes poemas. Gosto daqueles que me são familiares. E se aquele não é um poema devia ser elevado a estatuto maior... :p

Beijinho*

(Expliquei-me bem?!)

Happy and Bleeding disse...

perfectly :)

Ana disse...

Este poema é lindo e incrivelmente atingiu-me pelos descocertantes pormenores, como quase um filme ou uma tela. A cancela que não fechava bem e que nã deixava ocupar tda a mente com a ausência do seu amor.

eyeshut disse...

........*

Anónimo disse...

sentrumno known enksa choreography spirit lattice loans locally closer east renal
semelokertes marchimundui